quinta-feira, 28 de outubro de 2010

COLUNA DO CEREZONE 3

Missão em Nikiti

O Campeonato Carioca de Futebol de Praia, leia-se o verdadeiro, 11 contra 11, já contou com a participação de times de fora do Rio. Um deles, de Niterói, a gloriosa Nikiti tão decantada por seus habitantes. Se não me falha a memória, a agremiação que representava a terra de Araribóia era o Grêmio Icaraí. Em um dos muitos torneios realizados na década de 80, a tabela previa uma partida em Nikiti, o que foi, para a galera atentada do FS, motivo de grande expectativa. Não que o bravo Grêmio Icaraí fosse um Barcelona da época, mas pelo fato de termos de alugar um ônibus que comportasse a delegação e o bando de insanos que sempre acompanhava o time. Pode-se imaginar cerca de 50 malucos, preparados para tudo, dividindo um ônibus privativo...

Já na concentração, marcada em frente ao Cícero Pena, os espíritos se mostravam guerreiros, a zoação era geral. Cada um que chegava era homenageado com sua respectiva musiquinha. Para quem se lembra ou foi o autor de alguma delas, sem querer fuleirar ainda mais seus destinatários, ecoavam trechos tais como "não, não, não..", "é de borracha, é de borracha...", "vou te fazer neném...", "N. tá, demitido...". Tudo era festa! Os doentes buscavam assumir suas posições na viatura, garantindo a janelinha que permitiria esculachar os passantes durante o trajeto. Um deles, conhecido e reconhecido pelo tema musical "cadê o cheirinho da Loló do B.", postou-se na banco do cobrador. A cada incauto que entrava no ônibus cabia uma meia dúzia de socos e bicudos, além da fuleiragem habitual.

A chegada em Niterói foi épica. Assim que a ponte foi vencida, foram ouvidos os coros de "o rato rui, o rato rói, f.d.p. é quem mora em Niterói" e "de São Francisco, a Icaraí, f.d.p. é quem mora por aqui", para injúria dos pedestres que olhavam assustados àquela invasão. O clímax ficou guardado para o destino final, a praia de Icaraí. Assim que o ônibus parou, além dos tradicionais gritos de guerra, um extintor foi devidamente esvaziado pela janela, seguido de uma salva de morteiros. A pequena torcida local temeu pelo pior, afinal o jogo nem havia começado e já parecia o campo de batalha de Stalingrado, em plena 2a Guerra Mundial. A partida, no entanto, transcorreu tranquila, com vitória do FS. A Águia tinha pousado e vencido em Nikiti.

Mas o melhor estava guardado para a volta. Já devidamente calibrados, os integrantes da delegação dividiram-se entre os caveiras veteranos, que ocupavam a frente do veículo, e os aspiras, na parte traseira. Naturalmente, a galera mais jovem era muito mais criativa, homenageando os colegas mais velhos com verdadeiros hinos de fuleiras. Entre os caveiras, figuras lendárias da RP, como Grilo, Lula, Camburão, Rico, Fabrini, Farah e Miro. À medida que o ônibus avançava, percebia-se entre os caveiras a disposição de dar o troco, na forma de um corredor polonês quando o ônibus parasse. Não por outra razão, esse que vos escreve, assim que atingimos o sinal da Barata Ribeiro com Rodolfo Dantas, pulou pela janela, vindo a cair em frente a um carro da Civil, cujos ocupantes apenas observaram a cena, sem maiores reações. Ao chegar na RP, corredor formado, um integrante da atual Diretoria de Comunicações fez pedido para passar batido, já que se encontrava meio avariado pelos cacetes da ida. Nosso saudoso Logri consentiu, apenas para, na descida da escada, poder encaixar melhor uma tremenda bicuda na coxa do nobre Diretor. Que deve, até hoje, se lembrar do doloroso final de nossa excursão.

6 comentários:

Diretoria de comunicação disse...

A diretoria de comunicação, agradece a lembrança.

O time Araribóia não seria o MURAID?

Da porrada eu lembro de adversario não.

Cartas para a redação...

abs
Leleo

Unknown disse...

Times de Niteroi que disputaram o campeonato de futebol de praia estadual : Grêmio Icaraí, Murayd e VeloArte, neste evento narrado pelo Gay(Diplomata) ele tem razão foi o Grêmio Ícaraí.

J11 disse...

O time era o Gremio Leblon...

A barraquinha de frutas niteroiense foi devastada pela faminta horda da aguia com o comando de João M. Maizena...

A roleta do onibus quebrou ao chegar em Nikit...Paulo Emilio ( suspeito de ser o verdadeiro King of Fuleiras) no comando...

Lembro de um montao de coisas..., mas qto foi o jogo ?

Abç !!

Cerezone disse...

Gamba´s,

Grêmio LEBLON? A geografia já te desmente...

O placar não me lembro, mas ganhamos.

Abraço!

J11 disse...

Ops...ato falho...Gremio Leblon o vice do torneio inicio.....em Niteroi o rato ri o rato rói.
E o time é Gremio Icaraí.

J11 disse...

Contos de Praia

O Força é um encanto a mais
Visão de aquarela
E no ABC do futebol
O Hiram é o craque da galera
Um mundo preto e branco
Que o Zé Marcos fez nascer
Com raça, Força e Saúde
Fez esse mundo crescer (okê-okê)

Okê-okê, O Rossi
Faz nossa gente cantar
Okê-okê, queimar
O Força é canto no ar

Jogo feito, galera forte
Qual foi o bicho que deu?
Deu águia, símbolo do Força
Pois tantas vezes venceu

É cheiro de mato
Areia molhada
É Águia Guerreira
Lá vem goleada

Epa hei, Iansã! Epa hei! (bis)

Na ginga do estandarte
O Força derrama arte
Neste enredo sem igual
Faz da vida poesia
E canta sua alegria
Em tempo de futebol.